Voltar
Astrocopa

REGULAMENTO

a) Sobre informações gerais

A ASTROCOPA 2022 contará com apenas uma edição e com vagas limitadas por ordem de inscrição, sendo que o evento é exclusivo para estudantes do programa ASTROMAKER® em posse do material 2022 e devidamente cadastrados na Plataforma Digital VIAMAKER®, sendo imprescindível a regularização desses vínculos.

a1. O evento virtual terá um total de 120 equipes inscritas, sendo 60 equipes para o segmento “Ensino Fundamental I” e 60 equipes para o segmento “Ensino Fundamental II”. Os colégios parceiros podem indicar uma equipe por segmento para representá-los no evento, sendo obrigatório ser um colégio parceiro ativo no programa de educação tecnológica ASTROMAKER®.

a2. A ASTROCOPA será realizada na data de 28 de maio de 2022, iniciando às 8h. No período da manhã, participarão as equipes que integram o segmento do Ensino Fundamental I. Após o intervalo do almoço, na parte da tarde, participarão as equipes do Ensino Fundamental II. A seguir, o cronograma que descreve a estrutura de horários do evento ao longo do dia:

a3. As equipes participantes deverão conter no mínimo 3 integrantes e no máximo 4, não sendo permitida a inscrição de duplas ou estudantes individuais. A formação de equipes permite que estudantes de diferentes salas e anos integrem uma equipe, desde que pertençam ao mesmo segmento. Cada equipe deverá escolher um nome para representá-los no evento.

Os integrantes da equipe se dividem da seguinte forma:

  • Piloto: Será o responsável por realizar a programação no dia do evento, durante o período de realização dos desafios. A tela do seu dispositivo deverá ser compartilhada com os demais integrantes no ambiente virtual junto de sua equipe e será monitorada por juízes durante o evento.
  • Co-Piloto: É o integrante que atua junto dos demais membros da equipe, auxiliando na resolução dos desafios. Poderá assumir o papel de Piloto em caso de ausência deste integrante durante os desafios (ex: queda de conexão de Internet)
  • Tripulante: São os demais integrantes que compõem a equipe e auxiliarão no desenvolvimento da lógica de programação para os desafios do evento.

a4. Além dos quatro estudantes, a equipe também é integrada por um técnico de equipe, sendo este o responsável pela organização e condução do time como um todo. Deverá ser nomeado como técnico um dos professores de educação tecnológica do colégio, que esteja diretamente conectado com um de nossos programas na escola.

Os técnicos podem se juntar aos integrantes da equipe em suas salas em momentos específicos fora do contexto de execução de desafios, tais como o warm up e intervalos, com a finalidade de orientar seus estudantes. Ao início das atividades, o técnico deverá deixar a sala ou será notificado por um juiz. Caso permaneça, será removido da sala e, persistindo na presença, a equipe poderá ser desclassificada.

a5. Se ocorrer algum imprevisto com um ou mais integrantes da equipe que impossibilite a participação no evento, o técnico da equipe deverá notificar a organização do evento com pelo menos uma hora de antecedência, caso contrário a equipe será penalizada em 100 pontos por cada integrante ausente sem justificativa prévia.

Durante o evento, caso algum integrante do grupo se desconecte da sala (ex: queda de conexão com a internet ou outros motivos), haverá uma tolerância de 20 minutos que é compartilhada entre todos os membros da equipe e monitorada pelos juízes. Caso a equipe utilize todo o tempo de tolerância disponibilizado e isso resulte em um cenário onde 2 ou menos integrantes permaneçam online, a equipe será desclassificada.

a6. Uma live será transmitida no YouTube, que também estará disponível no site principal da ASTROCOPA para os espectadores, permitindo que todos possam acompanhar o evento em tempo real.

a7. Salas virtuais com diferentes finalidades serão utilizadas durante o evento, juntamente da equipe envolvida na organização bem como os estudantes que realizarão os desafios, professores técnicos de equipe e o público em geral. A estrutura de salas virtuais será distribuída no seguinte formato:

  • Google Meet
    • Sala da Torcida (Público Geral, com limite de 100 participantes)
  • Discord
    • Sala de Recepção (Sala de Espera p/ estudantes e Professores)
    • Salas de Desafios (estudantes)
    • Sala de Técnicos de Equipe (Professores/Técnicos de Equipes)
    • Sala de Premiação (para Professores e estudantes durante apuração de resultados e anúncio de equipes vencedoras)

a8. Os estudantes deverão participar do evento vestindo o uniforme do colégio.

a9. Todos os alunos participantes do evento receberão um certificado de participação que estará disponível na Plataforma Digtial (https://digital.viamaker.com) a partir do dia 01/06/2022 através do acesso de aluno ou responsável. Os certificados poderão ser visualizados através da opção Astrocoder > Certificados.

b) Sobre os requisitos tecnológicos mínimos para participação

b1. Sobre infraestrutura e recursos: Por se tratar de um evento online, a necessidade de uma conexão estável com a Internet é imprescindível para todos os participantes.

Além da questão da conexão, há requisitos que podem variar de acordo com a posição que um integrante irá ocupar na equipe. Considerar:

  • Piloto:
    • Computador com sistema operacional Microsoft Windows 7 ou superior;
    • Navegador Google Chrome atualizado;
    • Aplicação Discord para comunicação;
    • Webcam;
    • Headset, fone de ouvido com microfone integrado ou independente.
  • Demais integrantes:
    • Computador, tablet ou celular para comunicação com a equipe, sendo preferível o uso do computador ou tablet*;
    • Navegador Google Chrome atualizado;
    • Aplicação Discord para comunicação;
    • Webcam;
    • Headset, fone de ouvido com microfone integrado ou independente.

*Obs: considerar que o co-piloto precisará ter os mesmos recursos que o integrante piloto em caso de necessidade de substituição.

b2. Sobre serviços e aplicações: A seguir, disponibilizamos o site oficial para obter as aplicações mencionadas:

*Obs: Esses dois produtos possuem versões que são funcionais diretamente do navegador Google Chrome, não sendo necessário o uso da versão por aplicativo. Ambas atenderão o cenário no dia do evento e podem ser acessadas nos seguintes endereços:

b3. Plataforma utilizada para realização de atividades na ASTROCOPA*:

https://digital.viamaker.com

*Obs: Considerar sempre a utilização da plataforma através do navegador Google Chrome, certificando que o mesmo está atualizado.

c) Sobre regras e penalidades

c1. As equipes poderão se reunir REMOTAMENTE ou PRESENCIALMENTE, seja de maneira integral ou parcial (HÍBRIDA) para participar do evento.

  • c1.1. Para o cenário onde o time está reunido REMOTAMENTE:

Todo o time deve possuir comunicação por áudio e vídeo funcional. Os microfones devem ficar abertos durante todo o período de execução de atividades.

É imprescindível que o integrante que ocupe a posição de ASTROCODER® na equipe mantenha sua tela compartilhada na sala de desafios (tela inteira e não apenas a tela do navegador), bem como sua webcam aberta. Caso o integrante Astro Pair assuma sua posição, os mesmos critérios serão condicionados ao participante. Para este cenário, é necessário o uso de um computador, visto que tablets e iPads não permitem compartilhar tela e webcam ao mesmo tempo.

Demais integrantes devem estar com a webcam ligada o tempo todo durante a execução dos desafios. Juízes de sala poderão penalizar equipes que se recusem a manter a webcam aberta durante a execução das atividades.

É proibido a permanência do técnico com sua equipe durante a execução das atividades, resultando em subtração de pontos ou até mesmo a desclassificação dela.

É também proibido a permanência de qualquer outra pessoa próxima aos integrantes das equipes durante a realização dos desafios. Qualquer pessoa que venha a interagir com os participantes durante a execução dos desafios poderá resultar na desclassificação da equipe EXCETO se algum problema técnico estiver ocorrendo com o dispositivo e o auxílio de um adulto for necessário, deixando o juiz de sala ciente sobre a necessidade.

  • c1.2. Para o cenário onde o time está reunido PRESENCIALMENTE:

Os estudantes poderão se reunir na casa de um dos integrantes ou até mesmo na escola, caso esta se proponha em auxiliar na disponibilidade de recursos necessários para participar do evento (computadores, internet, etc).

Questões do cenário REMOTO se aplicam a este, tais como: a necessidade de se manter o compartilhamento de tela e webcam durante o evento, áudio funcional com microfone aberto durante os desafios, a proibição de terceiros estarem próximos das equipes durante os desafios e os demais critérios citados anteriormente.

  • c1.3. Para cenários HÍBRIDOS, contendo parte dos estudantes reunidos presencialmente e outros estando totalmente remotos:

Todos os critérios anteriores estabelecidos devem ser atingidos nesse cenário.

É permitido o auxílio de pais, responsáveis e adultos em geral apenas para realização de login em nossa plataforma digital ou para resolução de problemas técnicos que antecedem o início das atividades.

d) Sobre as inscrições

d1. Conforme mencionado anteriormente, cada escola poderá inscrever uma equipe por segmento apenas, onde os estudantes devem pertencer ao mesmo segmento. Para inscrição em nosso website a partir do link https://astrocopa.com.br/inscricoes, é obrigatório o preenchimento das seguintes informações:

  • Nome do Colégio
  • Cidade
  • Segmento (Fundamental I / Fundamental II)
  • Nome da Equipe
  • Para o técnico de equipe:
    • Nome Completo
    • E-mail (cadastrado na Plataforma Digital ASTROMAKER)
  • Para cada um dos integrantes:
    • Nome Completo
    • E-mail (cadastrado na Plataforma Digital ASTROMAKER)
    • Tag ID de Estudante - Material ASTROMAKER ®
    • ID no Discord (nome_usuario#numero_usuario)
    • Foto pessoal

d2.Abertura Oficial das Inscrições 13/04/2022

As inscrições deverão ser feitas até a data de: 10/05/2022

d3. Alterações em equipes poderão ser feitas até: 10/05/2022

Após a data limite envolvendo inscrição e alteração das equipes, não será permitida nenhuma inclusão ou modificação nos times e participantes.

d4. Após o período de inscrição, será aberto o período de vinculação das equipes, que deverá ocorrer previamente à data do evento. Nesse período, os técnicos de cada equipe receberão, através do e-mail de contato, um voucher (código de acesso) que deverá ser repassado ao integrante ASTROCODER® de cada equipe, que deverá vincular/associar esse voucher em seu perfil de estudante ou responsável em nossa plataforma https://digital.viamaker.com.

Obs: Atentar-se a Tag ID do estudante no caso de perfil de responsável, podendo ter mais de um estudante vinculado ao cadastro.

Técnicos de equipe receberão um e-mail confirmando sua inscrição, acompanhado de informações referente ao servidor no Discord o qual os estudantes deverão ingressar a partir do recebimento desta mensagem de confirmação.

e) Sobre as premiações

e1. A organização do evento irá premiar quatro categorias diferentes, considerando que em cada categoria, equipes que ocupem a primeira, segunda e terceira posição sejam contempladas com os prêmios .

e2. As categorias premiadas são:

e2.1. AstroScore: Utiliza como métrica o tempo utilizado para finalização das atividades, a quantidade de blocos de programação que foram elencadas e o número de fases completadas entre os desafios. O cálculo dessa pontuação, que é a principal do evento e que contempla três equipes, ocorre da seguinte forma:

(Níveis Concluídos x 100) - (Tempo utilizado em minutos x 1,5) - (Qtde. de Blocos de Programação)

e2.2. Flash: Contempla três equipes que não ocuparam a primeira, segunda ou terceira posição no AstroScore, mas que concluíram a maior quantidade de desafios propostos (de um total de dez) em menor tempo.

e2.3. Matrix: Contempla três equipes que não ocuparam a primeira, segunda ou terceira posição no AstroScore, mas que concluíram a maior quantidade de desafios propostos (de um total de dez) utilizando a menor combinação de blocos de programação.

e2.4. Innovator: Contempla as três equipes mais jovens que não ocuparam a primeira, segunda ou terceira posição no AstroScore, com base na média de idade dos estudantes.

Para critérios de desempate, o AstroScore seguido da quantidade de desafios concluídos serão considerados como métricas para esse cenário.

e.3. As equipes serão premiadas no seguinte formato:

1. ASTRO SCORE: A equipe ASTRO SCORE será aquela que solucionar os desafios com a maior pontuação geral.

1° colocado do Fundamental I: Troféu campeão para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA 2022 por participante, 1 (um) 9686 – Máquinas Simples e Motorizadas Conjunto Principal SN por participante, 1 (um) conjunto LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

1° colocado do Fundamental II: Troféu campeão para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA 2022 por participante, 1 (um) 9686 – Máquinas Simples e Motorizadas Conjunto Principal SN por participante, 1 (um) conjunto LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

2º colocado do Fundamental I e II: Troféu 2º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

3° colocado do Fundamental I e II: Troféu 3º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

2. Flash: A equipe FLASH será aquela que solucionar os desafios utilizando o menor tempo possível.

1° colocado do Fundamental I e II: Troféu campeão para a escola/colégio, 1(uma) medalha ASTROCOPA 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

2º colocado do Fundamental I e II: Troféu 2º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

3° colocado do Fundamental I e II: Troféu 3º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

3. Matrix: A equipe MATRIX será aquela que solucionar os desafios com a menor quantidade de comandos.

1° colocado do Fundamental I e II: Troféu campeão para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

2º colocado do Fundamental I e II: Troféu 2º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

3° colocado do Fundamental I e II: Troféu 3º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

4. Innovator: A equipe INNOVATOR será aquela que solucionar os desafios com a menor média de idade dos participantes.

1° colocado do Fundamental I e II: Troféu campeão para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

2º colocado do Fundamental I e II: Troféu 2º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

3° colocado do Fundamental I e II: Troféu 3º lugar para a escola/colégio, 1 (uma) medalha ASTROCOPA® 2022 por participante, 1 (um) kit LEGO® Learn to Learn por participante, 1 (um) óculos VR por participante e 1 (uma) camiseta personalizada da ASTROCOPA por participante.

O anúncio das equipes vencedoras será realizado na última etapa do evento para cada segmento, com base no cronograma. Os resultados serão disponibilizados em nosso site após o término do evento, com disponibilidade prevista a partir das 19h.

Os dados pessoais fornecidos para a participação na ASTROCOPA serão utilizados e permanecerão protegidos conforme disposições da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2010). A qualquer tempo, o titular (ou responsável) poderá solicitar junto aos nossos canais de comunicação: (I) Confirmação ou esclarecimentos sobre os uso dos dados pessoais; (II) A correção ou atualização dos dados pessoais; (III) A exclusão ou revogação do consentimento de uso dos dados pessoais fornecidos; (IV) Exercício das demais garantias previstas no Artigo 18 da LGPD.

MUITO MAIS QUE ROBÓTICA!

Conteúdos e Tecnologias Educacionais que encantam estudantes, professores e instituições de ensino.

SIGA-NOS

VIAMAKER® Education - © 2022. Todos os direitos reservados.